Um problema social à margem da sociedade
O envelhecimento é conhecido como um problema da socieade, algo mau, onde os velhos são "imprestáveis" e apesar de alguns terem feito muito, na realidade, não tem muita importância no final da sua vida (alguns claro, porque outros são ainda mais acarinhados à medida que envelhecem).
O envelhecimento é um problema muito “in”, todos falam, todos parecem interessar-se, mas poucos querem saber.
Na realidade, todos seremos velhos, não existe uma fórmula mágica para que continuemos eternamente jovens, não existe forma de não caminharmos dia-a-dia para o envelhecimento, nada nos fará ficar eternamente jovens. Então porque são os velhos tão desprezados, insignificantes e maltratados na nossa sociedade? Todos caminhamos para lá, a imagem do velho hoje, será o nosso reflexo amanhã.
O envelhecimento da população NÃO é um problema, o problema é NÃO SABERMOS LIDAR com ele. É não sabermos tratar os “nossos” velhos com respeito, é não nos dedicarmos aos seus problemas, é não tentarmos compreender as suas necessidades e tentar encontrar soluções para as mesmas.
O envelhecimento é inevitável mas a hipocrisia, o desinteresse, o desrespeito, a falta de consideração são, com certeza, um problema com solução.
Porque tratamos tão mal os velhos?
Porque temos medo, do que seremos? Porque nos vemos assim, daqui a anos e não queremos ser como eles?
Porque vivemos numa grande corrida contra o tempo, e este nos falta para lhes dar atenção?
Porque não fomos ensinados a trata-los bem, a ouvir, a ter paciência?
Porque nunca gostamos deles, pois são chatos, não têm nada de bom para dizer, e nunca aprendemos nada com eles?
São tantas as perguntas e tão escassas as respostas para elas. São tantos questionamentos e tardias as explicações.
Porque não podemos, nós, sociedade, tratar os velhos como eles merecem? Com respeito, dedicação, respeito, com consideração.
Não precisamos de gostar de velhos, de imaginar no que nos vamos tornar, precisamos apenas de saber trata-los bem, precisamos apenas de nos importar, nem que seja o mínimo.
Precisamos apesar de ser humanos... e deixar de querer ser robôs!
Cudgi & Nono <3
<