Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

duasmulheresemeia

duasmulheresemeia

Personalidade do mês #Março15

Chef Miguel Rocha Vieira

 

fc98a982-3c15-4cf8-9977-5d0b513a84a8.jpg

 

O chef Miguel Rocha Vieira até á pouco mais de um ano era um completo desconhecido á maioria de nós. Conhecemo-lo quando aceitou integrar a equipa de jurados do programa Master Chef na TVI. Mas quem é ele afinal?

 

O chef Miguel Rocha Vieira nasceu em Lisboa há 35 anos! No entanto em 1999 foi frequentar o curso de Gestão hoteleira na cidade londrina, e foi no decorrer do segundo ano que a culinária se cruzou no seu caminho. (Era o seu fado!!!)Tinha ele 20 anos.

 

15 anos depois, é um chef reconhecido além fronteiras. É o chef executivo do “Costes Restaurant” em Budapeste, que recebeu à poucos dias a 6ª estrela Michelin consecutiva! (ah pois é! O chef Miguel Rocha Vieira não brinca em serviço!) E para além disso foi o primeiro restaurante húngaro a receber tal distinção!

 

O chef concluiu os seus estudos na prestigiada escola de Cozinha "Le Cordon Bleu", em Londres, e, foi na cidade londrina que iniciou a sua carreira, no 1 Lombard Street. Depois trabalhou em solo francês, no Chateau de Divonne e mais tarde no Maison Pic.

 

Miguel Rocha Vieira, também já trabalhou em Espanha. Foi no país de nossos hermanos que atingiu a categoria de Sous Chef no Hotel el Castell de Ciutat e mais tarde na Hacienda Benazuza, o Hotel em Sevilha de Ferran Adria do famoso Restaurante El Bulli.

 

Voltando ao presente, o Restaurant Costes tem recebido nas suas instalações algumas estrelas internacionais, tais como Brad Pitt e Angelina Jolie, Anthony Hopkins, Jeremy Irons, Ernie Ecclestone. Mas quando questionado sobre a responsabilidade de servir estas estrelas, o chef responde “não fazemos distinções e tentamos servir toda a gente o melhor possível. Para mim, todos os clientes são tratados da mesma maneira e faço questão que tanto a cozinha, como o serviço de sala partilhem essa mesma ideia.” (Entrevista de Graça Martins)

 

Miguel Rocha Vieira é muito intrigante, desconcertante, irrequieto e imprevisível. Podemos verificar isso ao longo dos episódios do programa Master Chef quando conversa e avalia os candidatos a Master Chef de Portugal. É impossível saber o que lhe vai na mente ou o que vai comentar. Foi com esse seu ar impenetrável que conseguiu conquistar os telespectadores.

 

Mas por detrás desse seu ar, existe uma pessoa compreensiva e de “coração mole”, ou não tivesse sido ele que pediu mais uma colher para oferecer a um concorrente quando as vagas já estavam completas. Não tivesse ele oferecido um estágio no Costes Restaurant ao concorrente Filipe quando este foi eliminado no programa. E já no decorrer desta segunda temporada proferiu a um concorrente “Nunca desistas dos teus sonhos, Afonso.”, deixando em aberto que se o sonho dele era aquele ia fazer os possíveis para o ajudar!

 

Deste chef não se pode esperar nada, tudo é imprevisível, mas fica a certeza que é nas pequenas atitudes que se vêm as grandes pessoas!

 

Curiosidades:

Para além da sua paixão pela "Alta Cozinha"( como já é conhecido), Miguel adora viajar e quando visita Portugal não dispensa comer peixe e marisco. O chef Miguel considera-se uma pessoa ambiciosa e sempre disposta a aprender.

 

 

Nono <3