Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

duasmulheresemeia

duasmulheresemeia

Era feriado... Agora é uma segunda!

Hoje, 5 de outubro, noutros tempos um feriado que nos iria prolongar o fim de semana, mas atualmente é uma segunda feira, dia que inicia uma semana longa contendo 5 dias.

Queríamos ter ido para a rua questionar aos jovens o significado, a historia, o porquê de outrora o 5 de outubro ter sido um feriado português. No entanto não fomos... (com muita pena nossa!) Mas relembramos os mais esquecidos, que 5 de outubro celebra-se a  Implantação da República Portuguesa, em 1910 (há 105 anos!)republica[1].gif

 

Foi então a 105 anos que o Partido Republicano Português conseguiu através de uma revolução de 3 dias retirar a monarquia constitucional e implantar o regime republicano.

O que levou o partido republicano a revolução? Eram os gastos da família real, o poder que a igreja tinha, a instabilidade politica e social que se vivia, a subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, a ditadura de João Franco e a incapacidade do pais acompanhar a evolução dos tempos e se modernizar, estes foram os principais motivos para o Partido Republicano organizara a revolução.  

A revolução teve inicio no dia 2, no entanto só ás9h do dia 5 é que se proclamou a republica, na Varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.

Após a revolução foi então implementado um governo provisório que era chefiado pelo Teófilo Braga, que dirigiu o pais até ser aprovada a constituição de 1911 que deu então inicio à primeira republica. Com a implementação da republica foram substituídos os símbolos nacionais, a bandeira e o hino nacional que se mantêm até hoje.

Posto isto a aula de história de hoje está terminada! XD

 

Nono <3

4 comentários

Comentar post