Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

duasmulheresemeia

duasmulheresemeia

Ano do Galo na China

O calendário chinês é adotado por diversas nações do oriente, diferindo do calendário adotado pelo ocidente, fazendo estas diferenças com que a data de início de cada ano novo chinês caia em uma data diferente todos os anos. O seu calendário é lunissolar, tem em consideração as fases da lua e a posição do sol. O ano novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada ano novo a um dos doze animais que teriam comparecido à chamada de Buda para uma reunião, e este, em agradecimento, transformou-os em signos da Astrologia chinesa, sendo eles, segundo a ordem em que eles se apresentaram, rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e javali/porco.

Hoje, pelas 16:00h de Portugal continental, entrou um novo ano chinês, correspondente ao Ano do Galo. Este animal não é, de todo, desconhecido dos portugueses, ou não fosse um dos símbolos do nosso país. E nós como "miúdas do Norte", sentimos ainda mais orgulho neste símbolo.

Não que os chineses tenham um grande conhecimento acerca deste símbolo ou que este esteja relacionado com o animal do seu calendário. Mas não deixa de ser visto com orgulho, até porque este ano uma escultura feita pela artista plástica, Joana Vasconselos, chega a Pequim no final de Fevereiro para celebrar a entrada do Ano do Galo. "Pop galo" é o nome desta escultura e vai passar por diversas cidades do mundo, tendo começado em Lisboa no inicio de Novembro.

Não tendo qualquer ligação, o que é certo é que a imagem do "nosso" galo circula o mundo, como um dos símbolos do nosso país, levando o nome de Portugal além fronteiras.

Resta-nos desejar, feliz ano novo para os chineses!! Com galo ou sem ele, a festa é garantida!!

image14788740996290.jpg

 Cudgi

 

P.S. - O que é certo é que o simbolo portugues do Galo de Barcelos anda mesmo pelo mundo, e podemos acompanha-lo atraves do instragram @galo_pelomundo   Sigam-no e não percam nenhuma das suas viagens!

 

2 comentários

Comentar post