Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

duasmulheresemeia

Liberdade da atualidade

Militares com cravos nas espingardas no dia 25 de  

Hoje é 25 de Abril, por nós conhecido como Dia da Liberdade ou Revolução dos cravos.

Para chegarmos onde estamos, muito se fez e muito mudou, a partir do grande feito de 25 de Abril de 1974. Até 25 de Abril de 1974 vivia-se a Ditadura, o medo estava instalado em todo os locais, em qualquer pessoa, a revolta era apenas interior e os pensamentos contraditórios à situação real, normalmente, eram apenas isso mesmo, pensamentos.

Temos alguns pontos diferentes, de antes e depois do 25 de Abril que podemos facilmente identificar:

  • Existia, antes do 25 de Abril, a guerra colonial, que obrigava todos os portugueses a combater e quem se recusa-se, a única solução era fugir. Atualmente, a guerra é com os governantes e leis deste país e, por vezes, também apetece fugir.
  • Não existia liberdade de expressão, nem de associação. Atualmente, falta um pouco de filtro em muitas expressões de opinião, em compensação associamo-nos a muita coisa que nem sabemos o que é.
  • Existiam presos políticos. Atualmente, existem muitos polítcos soltos que deveriam era estar presos.
  • Não existia o direito a eleger os governantes do país, as eleições era algo longuínquo. Atualmente, pedem quase por favor, para que não deixemos de votar.
  • Não existia um sistema de saúde, educação nem reformas. Atualmente, a saúde e a educação não são as melhores mas vão indo, as reformas é que já nos parece um caso um pouco mais complicado.
  • Existia tortura para quem desobedece-se às leis. Atualmente algumas leis, por si só, já nos torturam o suficiente.
  • Não se dizia mal dos governos nem seus responsáveis. Atualmente, diz-se mal dos responsáveis, dos governos, dos amigos e inimigos.

Para que existiu o 25 de Abril?

Para podermos fazer tudo isto. Para podermos escolher, se vamos ou não votar, se queremos ou não dar a nossa opinião (seja ela qual for), para falarmos bem ou mal dos governos, para podermos simplesmente ter o direito a pensar por nós, a conhecer mais, para termos direito a melhores condições, para podermos protestar e não nos acomodar-mos com o que nos dão. Para podermos simplesmente ser livres.

No entanto, acho que alguns desses valores se foram perdendo ao longo destes 43 anos. Estaremos a precisar de outra revolução? Com os mesmos principios, com a mesma calma, para melhores resultados do que os atuais (mas arranjaremos outra flor para a ocasião).

Muito obrigado a todos os que lutaram, a todos os que sairam às ruas, a todos os que participaram, direta ou indiretamente, nesta revolução, porque graças a essa luta, hoje festejamos a Liberdade. 

25_Abril_900.jpg

 

Cudgi <3

 

 

 

 

Booking.com

9 comentários

Fala-me...